-
Arquitetos: Shanmugam Associates
- Área: 3065 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Ishita Sitwala | The Fishy Project
-
Fabricantes: Adobe, Asian Paints, AutoDesk, Bharath pavers, Hindware, NCL, Nippon, Saint-Gobain, Trimble Navigation
“A escola é uma parte enriquecedora da vida, onde os alunos podem explorar com segurança seu verdadeiro norte” - afirma a equipe The Northstar, uma instituição progressista criada para transformar o ecossistema educacional. O briefing inicial do cliente era que, uma parte muito importante da experiência de cada criança na Northstar deveria ser moldada pela arquitetura. O projeto está na parte sudeste de um terreno árido de 7 hectares localizado ao lado do campus da Universidade RK na rodovia Rajkot-Bhavnagar, Índia.
O clima semiárido do noroeste do pais, as condições do local empoeirado e ventoso, 20-30 dias de monções em Rajkot e o fornecimento de água da Universidade RK foram indicadores contextuais influentes. O planejamento geral foi concebido integrando três fases de desenvolvimento, das quais apenas a Fase 1 foi construída. Corredores abertos, orientação de construção e desenvolvimento futuro foram considerados no planejamento geral. As funções principais são acomodadas no térreo e no primeiro andar para manter o espaço construído adequado para crianças.
O objetivo principal era encontrar maneiras de aprender com a natureza. A unidade fundamental das escolas são as salas de aula. Assim, o processo de projeto começou com a programação de um único módulo de sala de aula com ventilação cruzada, seu próprio jardim privativo e um pátio aberto. Este módulo foi iterado para passar de uma parte a um todo. Entre duas salas de aula há um jardim maior que é facilmente monitorado, possui um espaço de atuação e provisões para a realização de aulas.
Inspirando-se nos poços escalonados de Gujarat, um pátio central une todos os espaços dentro de cada módulo e é replicado em todas as fases. Este pátio central com degraus e vegetação serve para reuniões maiores como um espaço polivalente e para a circulação. Integrado no pátio entre os bolsões verdes, com trepadeiras e vinhas, está um palco que é utilizado pelas crianças ou funcionários para se apresentarem.
Com os devidos créditos ao engenheiro estrutural, o andar inferior abriga um salão polivalente com capacidade para 250 pessoas. A estrutura cria uma presença visual à medida que se caminha ao longo da passarela da entrada principal.
Uma pele secundária - Jalli, no térreo com uma ambiciosa trepadeira - foi planejada em todos os andares para permitir a luz natural, proteger da poeira e fornecer segurança. Na exploração do material para a fachada, o critério foi que estivesse disponível localmente, com um tom terroso, refletisse um caráter institucional e fosse econômico. Bella, uma pedra natural de cal na cor terracota, foi usada para combinar a forma construída com o ambiente existente.
A arquitetura da Northstar foi planejada de forma que, conforme o edifício envelheça, a paisagem adicione mais vida ao espaço, assumindo assim a propriedade. Atualmente, uma coruja indiana reside em um duto não utilizado, as árvores gulmohar se estendem em um tapete vermelho para a entrada principal de pedestres e o programa de horticultura da Northstar envolve os alunos na importância da flora e da fauna. As bases do projeto são assentadas nas ideologias de explorar o design contemporâneo com material local, usando referências regionais para definir a forma construída e encontrar soluções simplistas para problemas complexos.